OU

logoassojafba
logoassojafba

OU

Jornal Assojafba

Novembro 2021

JUSTIÇA FEDERAL

TRF-1 defere pagamento integral da IT e diária por viagem a serviço para Oficial de Justiça

Notícia postada dia 22/10/2021

O Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região deferiu o pedido impetrado por meio de recurso de um Oficial de Justiça de Goiás para o pagamento integral da Indenização de Transporte e o valor referente à diária por viagem a serviço.

No recurso administrativo interposto, o Oficial afirma o direito de receber a Indenização de Transporte porque exerceu atividade externa durante 21 dias no mês de novembro de 2015, já excluído o dia em que exerceu viagem a serviço, “o que se adéqua ao art. 55, §§ 1º e 2º da Resolução CJF nº 4/2008”.

Ainda de acordo com ele, a diária e a Indenização de Transporte têm propósitos distintos, sendo que o ato administrativo que determinou a devolução da verba deve ser anulado, com amparo na teoria dos motivos determinantes, tendo em vista que não recebeu IT relativa ao dia em que esteve em viagem. O servidor acrescenta ser indevida a devolução de valores recebidos de boa-fé e pagos pela Administração por interpretação errônea de lei.

No voto, o desembargador relator Francisco de Assis Betti afirma que partindo-se das premissas de que o artigo 55 da Resolução do Conselho da Justiça Federal assegura a Indenização de Transporte em seu valor integral caso se prove o serviço externo por 20 dias e de que o recorrente, mesmo que excluído o dia em que recebeu diária, realizou serviço externo por 20 dias no mês de novembro, tem direito à indenização na integralidade.

“Como o recorrente tem direito ao valor integral da Indenização de Transporte no mês de novembro de 2015 e já sofreu o desconto da quantia, o recurso deve ser provido para reformar a decisão impugnada e para determinar a devolução da quantia indevidamente descontada do servidor, devidamente corrigida”, finaliza.

O voto do desembargador foi aprovado com unanimidade pelo Conselho de Administração do TRF-1.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

 

Fonte: Assojaf-BA

Tags

Site oficial da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado da Bahia

assojafba@assojafba.org.br

Menu geral

NewsLetter

Preencha o formulário abaixo e receba direto em seu e-mail as últimas notícias gratuitamente!

    Jornal ASSOJAF-BA

    NOVEMBRO 2021

      Preencha o formulário acima e receba direto em seu e-mail as últimas notícias gratuitamente!

      Abrir chat
      Precisa de ajuda?
      Desenvolvido por Weblack®
      Olá! Gostaria de alguma ajuda na página ASSOJAFBA-NOTICIAS?